Passar para o conteúdo principal
Navegação principal
Sobre
Recursos
Notícias
Colaborar
Contactos
RECURSOS
Identifique e combata a desinformação
14/01/2022
A pandemia demonstrou a rapidez com que informações enganosas ou falsas podem-se espalhar online.
Curso Fakenews - Não se Deixe Enganar
22/11/2021
Conheça os mecanismos de informação e desinformação online, aprenda a identificar “fake news” e a usar ferramentas de verificação
Biblioteca escolar digital: tutoriais
31/10/2021
Página que colige um conjunto de tutoriais sobre literacia de informação e media.
Manual de instruções para a literacia digital
31/10/2021
Portal que visa desenvolver as competências dos jovens dos 14 aos 18 anos nos domínios da leitura, dos media e da cidadania digitais.
MILObs
10/09/2021
Sítio online do MILObs - Observatório sobre Media, Informação e Literacia do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho que tem a Literacia Mediática como foco central.
"Infopirina", um «remédio natural» contra a…
06/09/2021
“Infopirina” é um projeto espanhol, apresentado sob a forma de um website, que reúne dados, conceitos e recursos com o objetivo de simplificar a compreensão do fenómeno da desinformação. Também faculta um teste rápido, baseado em questões relacionadas com os nossos comportamentos e conhecimentos, que, ao mesmo tempo que faz uma avaliação da capacidade de resistir aos riscos de desinformação e manipulação, também dá dicas de formas de a combater.
Levar os Media para a Escola
06/09/2021
Publicação com atividades, glossário (com termos relevantes para as atividades) e recursos sobre transliteracia, para os diferentes níveis de escolaridade, desde o 2º ciclo ao secundário.
Os Media e a Crise dos Refugiados
06/09/2021
Publicação com atividades e recursos sobre os media e a crise dos Refugiados, para os diferentes níveis de escolaridade, desde o pré-escolar ao secundário.
25+UM
06/09/2021
Publicação com atividades de Educação para os Media, para os diferentes níveis de escolaridade, desde o pré-escolar ao secundário.