Pagina Web

"Infopirina", um «remédio natural» contra a desinformação

“Infopirina” é um projeto espanhol que utiliza a literacia mediática e o pensamento crítico como «remédio natural» para prevenir, tratar e combater processos de desinformação e manipulação. Apresentado sob a forma de um website com um design apelativo, reúne dados, conceitos e recursos com o objetivo de simplificar a compreensão do fenómeno da desinformação a partir das metáforas de um remédio que previne e trata, da identificação dos sintomas e dos efeitos secundários, bem como na referência a ferramentas e projetos que a ajudam a combater.

No website o utilizador também pode fazer um teste rápido para avaliar o «grau de imunidade» contra os riscos de desinformação e manipulação, que, ao mesmo tempo, explica formas de melhorar a capacidade de as combater.

O projeto, criado pela Associação de Universidades Populares da Extremadura (Aupex), é financiado pela Junta de Extremadura, Consejería de Economía, Ciencia y Agenda Digital (Dirección General de Agenda Digital). O site também tem uma versão em italiano.

02/09/2021
Língua
Espanhol
Outras
Área
Pesquisa e análise
Nível de escolaridade
3.º Ciclo
Secundário
Etiqueta(s)
Desinformação