25+UM
Esta agenda está organizada em três partes: ideias para atividades, atividades implementadas e mais um conjunto de recursos a aprofundar. Publicação editada em 2011, por Sara Pereira, Luís Pereira e Vítor Tomé, Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho. Disponibilizado pelo MILobs (Observatório sobre Media, Informação e Literacia).
Índice da agenda:
Parte I | Ideias para Atividades
- Na mesma situação, pontos de vista diferentes
- Na redacção de um jornal
- O que se passa no mundo?
- Videojogos - como ganhar vida (s)
- Análise de programas de ficção - telenovela ou série
- Questões para análise de concursos televisivos
- Leilão de sites
- Os jornais não são banais
- O humor e os media
- Um dia "off"
- O Magalhães nas páginas dos jornais
- Se eu fosse o criador de um videojogo...
- Senhor Provedor, por favor...
- Ver com olhos de ouvir
- Pesquisar, seleccionar, avaliar
Parte II | Atividades Implementadas
- ‘Blogar’ com a associação de estudantes
- Debater o carnaval (com vídeo)
- A publicitar nos entendemos
- Conhecer o mundo através da rádio
- Cozinhar livros num filme animado
- Aprender a ler imagens
- Inquérito sobre a utilização das redes sociais
- Produzir um jornal escolar no Jardim-de-Infância
- Internet Segura: de alunos para alunos
- Um vídeo diferente contra a indiferença
Parte III | + UM conjunto de Recursos para Aprofundar
- Documentos Orientadores e Publicações
- Ligações e Outros Recursos