Passar para o conteúdo principal
Navegação principal
Sobre
Recursos
Notícias
Colaborar
Contactos
RECURSOS
MILObs
10/09/2021
Sítio online do MILObs - Observatório sobre Media, Informação e Literacia do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho que tem a Literacia Mediática como foco central.
Selecionar notícias para um telejornal
08/09/2021
"Alinhamento dos telejornais" é um extrato (9m 44s) do programa "Nativos Digitais", da RTP, sobre os critérios de ordenamento das notícias num telejornal. Está disponível no sítio da RTPEnsina.
Direitos e pegada digital
08/09/2021
"Quanto valem e para que servem os dados digitais que produzimos?" é o tem da entrevista (2m 55s) a Brittany Kaiser, ex-executiva da Cambridge Analytica, sobre os direitos que os cidadãos têm sobre os seus dados pessoais e sobre a sua pegada digital. Exibida no Programa Fronteiras XXI, da RTP, está disponível no sítio da RTPEnsina.
O poder da Imprensa
08/09/2021
"Qual é o poder da imprensa?" é o título de uma reportagem (2m 47s) exibida no programa Fronteiras XXI, da RTP, que está disponível no sítio da RTPEnsina. Aborda o impacto dos motores de busca e das redes sociais na produção noticiosa
The Agenda Setting Function Theory
06/09/2021
Vídeo (2m 20s) em que Brett Lamb, professor australiano especialista em Educação para os Média, explica a teoria segundo a qual os media assumem a função de influenciar a agenda pública, destacando determinados assuntos em detrimento de outros.
A transformação da indústria de notícias
07/09/2021
Módulo 3 do manual "Jornalismo, Fake News e Desinformação", sob o título "Transformação da indústria de notícias: tecnologia digital, redes sociais e disseminação da informação incorreta e desinformação", da autoria de Julie Posetti. Publicado, em 2019, pela UNESCO (páginas 59 a 73). A edição em português teve a coordenação da Representação da UNESCO no Brasil
25+UM
06/09/2021
Publicação com atividades de Educação para os Media, para os diferentes níveis de escolaridade, desde o pré-escolar ao secundário.