Audiovisual

Direitos e pegada digital

Sinopse deste recurso constante do sítio da RTPEnsina:
"Todos os dias produzimos dados digitais, mas que direitos temos sobre a nossa pegada digital? Como podem empresas e outros utilizar e beneficiar das informações que fornecemos? Estas são questões não têm uma resposta fácil e são um tema em permanente discussão nesta área.
Brittany Kaiser, uma ex-executiva da Cambridge Analytica, tem-se dedicado à analisar o assunto, sobretudo desde que  abandonou esta empresa, envolvida num escândalo global de utilização de informações digitais para influenciar resultados de eleições e referendos.

A companhia foi  acusada de utilizar dados gerados digitalmente para criar perfis dos utilizadores com o objectivo de manipular o sentido de voto direcionando notícias, informações e propaganda.

Brittany Kaiser está ligada à gestão de informação e de redes sociais há vários anos, tendo colaborado pessoalmente com a campanha presidencial de Barack Obama e, já integrada na Cambridge Analytica, na campanha eleitoral de Donald Trump.

Quando os métodos utilizados por esta empresa de análise foram denunciados, Kaiser foi uma das pessoas que saiu em ruptura, criticando os métodos utilizados e colaborando com a justiça".

27/08/2021
Língua
Português
Área
Conhecimento e compreensão
Nível de escolaridade
3.º Ciclo
Secundário
Etiqueta(s)
Dados Pessoais
Direitos e Deveres
e-identidade