Passar para o conteúdo principal
Navegação principal
Sobre
Recursos
Notícias
Colaborar
Contactos
RECURSOS
A origem da Internet
08/09/2021
"Como apareceu a Internet?" é um episódio da série Visiokids (1m 38s) dedicado à explicação da origem da internet. Está disponível no sítio da RTPEnsina.
A origem do cinema
08/09/2021
"Quem inventou o cinema?" é um excerto (1m 55s) do programa RADAR XS, programa de informação infantojuvenil da RTP, disponível no sítio da RTP Ensina
Direitos e pegada digital
08/09/2021
"Quanto valem e para que servem os dados digitais que produzimos?" é o tem da entrevista (2m 55s) a Brittany Kaiser, ex-executiva da Cambridge Analytica, sobre os direitos que os cidadãos têm sobre os seus dados pessoais e sobre a sua pegada digital. Exibida no Programa Fronteiras XXI, da RTP, está disponível no sítio da RTPEnsina.
O valor dos dados pessoais
08/09/2021
Reportagem (4m 48s) exibida no programa Fronteiras XXI na RTP, dedicado à problemática da perda de privacidade e de liberdade por via das novas tecnologias e da participação nas redes sociais. Disponível no sítio RTPEnsina
Alguém falou em fake news?
08/09/2021
Excerto do Radar XS (1m 53s), um telejornal para crianças dos 8 aos 12 anos emitido na RTP, que pretende incentivar o pensamento crítico e a cidadania consciente.
Fotojornalismo: alterar ou não a imagem
07/09/2021
Vídeo (6m 52s) sobre fotojornalismo e os limites da manipulação da imagem. Retirado do programa "Nativos Digitais", disponível no sítio da RTP Ensina.
Redes sociais: limitar fotos indesejadas
06/09/2021
Vídeo "Saiba o que deve fazer se alguém publicar uma fotografia sua ou da sua família sem o seu consentimento" (0m 47s), disponibilizado pelo Centro Nacional de Cibersegurança.
Razões para desconfiar de uma notícia
06/09/2021
Vídeo "Quando devo suspeitar de uma notícia e não ser cúmplice" (1m 23s, em português), disponibilizado gratuitamente pelo Centro Nacional de Cibersegurança.
Validar uma notícia em três passos
06/09/2021
Vídeo "3 questões essenciais para validar uma notícia" (1m 21s, em português), disponibilizado gratuitamente pelo Centro Nacional de Cibersegurança.
Active Citizenship and the Media
08/09/2021
Workshop sobre formas adequadas de participação em processos democráticos através dos media e sobre formas de reconhecer notícias falsas. Propõe uma atividade de uma hora em sala de aula. Disponível no site EAVI destinado a crianças dos 10-11 anos
Uma emergência chamada clima
06/09/2021
Perceber o que são fontes de informação e que a informação é quantificável; Aprender processos aprofundados de pesquisa e de validação de informação para redigir textos com propósito informativo são os objetivos deste plano de atividades.
Informação incorreta, desinformação e má-informação
07/09/2021
Capítulo de livro "Reflexão sobre a "desordem da Informação": Formatos da informação incorreta, desinformação e má-informação, por Claire Wardle e Hossein Derakhshan", publicado como módulo 2 do manual "Jornalismo, Fake News e Desinformação", publicado Pela UNESCO em 2019, dedicado à reflexão sobre a desordem da Informação e respetivos formatos de informação incorreta, desinformação e má informação (páginas 46 a 57)
Paginação
Página atual
1
Page
2
Próxima página
>
Última página
>>