Passar para o conteúdo principal
Início

Navegação principal

  • Sobre
  • Recursos
  • Notícias
  • Colaborar
  • Contactos

RECURSOS

FILTROS

Etiquetas

  • Análise de conteúdos
  • Antes de publicar
  • Cyberbullying
  • Dados Pessoais
  • Deontologia jornalística
  • Desinformação
  • Direitos de autor
  • Direitos e Deveres
  • Direitos Humanos
  • Discurso do ódio
  • e-identidade
  • Espaço público
  • Estereótipos
  • (-) Funções do jornalismo
  • Funções dos media
  • Géneros jornalísticos
  • Globalização
  • Interesse público
  • Intervenção
  • Jornalismo e quotidiano
  • Liberdade de expressão
  • Literacia Mediática
  • Negócio dos media
  • Participação
  • Partilha de conteúdos
  • Pesquisa de informação
  • Produção de conteúdos
  • Profissionais dos media
  • Proteção de dados
  • Publicação de conteúdos
  • Publicidade
  • Público vs Privado
  • Redes sociais
  • Riscos
  • Segurança
  • Tipos de media
  • Validação de informação

Língua

  • Português

Nível de escolaridade

  • 1.º Ciclo
  • 2.º Ciclo
  • 3.º Ciclo
  • Secundário

Tipo de recurso

  • (-) Atividades
  • Áudio
  • Audiovisual
  • Jogo
  • Publicação

Área

  • Acesso, uso e inclusão
  • Comunicação, entretenimento e informação
  • Conhecimento e compreensão
  • Consumo informado
  • Identidade e bem-estar
  • Liberdade, ética e empatia
  • Pesquisa e análise
  • Produção e linguagens
  • Publicação e participação

Limpar filtros

Recurso do tipo atividade
Repórter no Mundo
07/12/2021
Falar de jornalismo e notícias com o REGIÃO DE LEIRIA e um telemóvel.
Recurso do tipo atividade
Olhar crítico sobre as notícias
06/09/2021
Atividade para apresentação de conclusões sobre identificação de notícias irrelevantes.
Recurso do tipo atividade
Telejornais: opções
06/09/2021
Atividade para reflexão sobre critérios de transmissão de notícias, permitindo compreender que a transmissão de notícias obedece a critérios definidos.
Recurso do tipo atividade
E o que é que isto adianta?
06/09/2021
Atividade para reflexão sobre a relevância das notícias disponíveis em linha, exercitando estratégias de avaliação da informação veiculada e distinguindo informação relevante e não relevante.
Recurso do tipo atividade
Tragédia em notícias
06/09/2021
Atividade para análise de notícias sobre uma catástrofe e sobre a forma como as mesmas evoluem ao longo do tempo, através da comparação de notícias sobre um mesmo acontecimento em momentos diferentes. Identificação de diferentes fontes para as notícias.
Recurso do tipo atividade
O que traz uma notícia para a 1ª página?
06/09/2021
Atividade para análise de primeiras páginas de jornais e reflexão sobre os critérios de escolha das notícias que nelas constam.
Recurso do tipo atividade
Como se constrói uma notícia?
06/09/2021
Planificação de atividade de análise de notícias para compreender as suas regras de construção.
Recurso do tipo atividade
E se te propusermos a construção de um “mensário”?
06/09/2021
Após um ano de pandemia, convidamos Teresa Pombo, professora de português do Ensino Básico, a partilhar connosco uma atividade pensada para os seus alunos a partir de uma capa ilustrada do PÚBLICO.
Recurso do tipo atividade
Pacto Ecológico Europeu: não podes ficar de fora
06/09/2021
Uma proposta de leitura e reflexão a partir da infografia do PÚBLICO "Green Deal: a corrida europeia para alcançar a neutralidade climática em 2050". Para aprofundar conhecimentos e discutir as principais questões envolvidas, formular opiniões fundamentadas e ter um papel ativo neste desafio.
Recurso do tipo atividade
Censos Borboletas de Portugal? Sim, existe. E tu podes…
06/09/2021
Uma infografia, um vídeo explicativo, um manual e um guia são aqui disponibilizados para apoio na realização da atividade. Explorar as caraterísticas e potencialidades deste material, assim como estimular a participação dos alunos nas questões ambientais são os principais objetivos da propostas.
Recurso do tipo atividade
Comemorar o direito de ser feliz e contribuir para que…
06/09/2021
Plano de atividades para reflexão sobre os Direitos da Criança e a sua representação nos media. Três sugestões feitas a partir de textos e de uma galeria de fotografias do PÚBLICO.
Recurso do tipo atividade
Cartoon: ler e desenhar opinião
06/09/2021
Plano de aula para a compreensão do cartoon: as suas caraterísticas, a sua relação com a atualidade e o seu lugar na imprensa. Como motivação e fonte de informação, um texto do PÚBLICO.

Paginação

  • Página atual 1
  • Page 2
  • Próxima página >
  • Última página >>
logo leme

Literacia e Educação para os Media Em linha

logo simbiose
Política de privacidade