Passar para o conteúdo principal
Navegação principal
Sobre
Recursos
Notícias
Colaborar
Contactos
RECURSOS
Fake news – Não deixamos que nos enganem
01/11/2021
Dinamização de uma ação de sensibilização sobre notícias falsas na escola.
Repórter no Mundo
07/12/2021
Falar de jornalismo e notícias com o REGIÃO DE LEIRIA e um telemóvel.
Lies, Damned Lies & Statistics
08/09/2021
Plano de atividades, disponível no site da EAVI, destinado a habilitar os alunos a interpretar, de forma crítica, gráficos, tabelas e mapas.
Active Citizenship and the Media
08/09/2021
Workshop sobre formas adequadas de participação em processos democráticos através dos media e sobre formas de reconhecer notícias falsas. Propõe uma atividade de uma hora em sala de aula. Disponível no site EAVI destinado a crianças dos 10-11 anos
Proposta de atividades | Notícias Falsas
06/09/2021
Propostas de atividades para a exploração da temática “Notícias Falsas”.
How can we work as a group online?
06/09/2021
Plano de atividade (1 página, tempo a definir pelo utilizador) sobre como se organiza um grupo de trabalho online, de forma que os seus elementos colaborem efetivamente.
Quem és tu na Web?
06/09/2021
Atividade para reflexão sobre informações pessoais na internet, distinguindo informação pessoal de informação latu sensu e identificação de perigos associados à revelação de dados pessoais.
Pacto Ecológico Europeu: não podes ficar de fora
06/09/2021
Uma proposta de leitura e reflexão a partir da infografia do PÚBLICO "Green Deal: a corrida europeia para alcançar a neutralidade climática em 2050". Para aprofundar conhecimentos e discutir as principais questões envolvidas, formular opiniões fundamentadas e ter um papel ativo neste desafio.
Uma emergência chamada clima
06/09/2021
Perceber o que são fontes de informação e que a informação é quantificável; Aprender processos aprofundados de pesquisa e de validação de informação para redigir textos com propósito informativo são os objetivos deste plano de atividades.
Cartoon: ler e desenhar opinião
06/09/2021
Plano de aula para a compreensão do cartoon: as suas caraterísticas, a sua relação com a atualidade e o seu lugar na imprensa. Como motivação e fonte de informação, um texto do PÚBLICO.
O texto e a ilustração à conversa
06/09/2021
Plano de atividades para um encontro de olhares sobre um acontecimento: o olhar do jornalista, o do ilustrador e o do leitor. Sugestões feitas a partir de uma edição ilustrada do PÚBLICO.