Passar para o conteúdo principal
Navegação principal
Sobre
Recursos
Notícias
Colaborar
Contactos
RECURSOS
O poder da Imprensa
08/09/2021
"Qual é o poder da imprensa?" é o título de uma reportagem (2m 47s) exibida no programa Fronteiras XXI, da RTP, que está disponível no sítio da RTPEnsina. Aborda o impacto dos motores de busca e das redes sociais na produção noticiosa
Alguém falou em fake news?
08/09/2021
Excerto do Radar XS (1m 53s), um telejornal para crianças dos 8 aos 12 anos emitido na RTP, que pretende incentivar o pensamento crítico e a cidadania consciente.
Fotojornalismo: alterar ou não a imagem
07/09/2021
Vídeo (6m 52s) sobre fotojornalismo e os limites da manipulação da imagem. Retirado do programa "Nativos Digitais", disponível no sítio da RTP Ensina.
Razões para desconfiar de uma notícia
06/09/2021
Vídeo "Quando devo suspeitar de uma notícia e não ser cúmplice" (1m 23s, em português), disponibilizado gratuitamente pelo Centro Nacional de Cibersegurança.
Validar uma notícia em três passos
06/09/2021
Vídeo "3 questões essenciais para validar uma notícia" (1m 21s, em português), disponibilizado gratuitamente pelo Centro Nacional de Cibersegurança.
“Get Your Facts Straight!”
08/09/2021
Programa/curso de formação sobre desinformação e negócio dos media, com um total de 15 horas (5 horas para jovens, 5 para adultos e 5 para seniores), coordenado pela All Digital de que a EAVI é parceira especialista.
Uma emergência chamada clima
06/09/2021
Perceber o que são fontes de informação e que a informação é quantificável; Aprender processos aprofundados de pesquisa e de validação de informação para redigir textos com propósito informativo são os objetivos deste plano de atividades.
O texto e a ilustração à conversa
06/09/2021
Plano de atividades para um encontro de olhares sobre um acontecimento: o olhar do jornalista, o do ilustrador e o do leitor. Sugestões feitas a partir de uma edição ilustrada do PÚBLICO.
Trust Me: are you being manipulated?
08/09/2021
Apresentação (1m 47s) do documentário sobre como as pessoas recebem e partilham informação, com exemplos dos efeitos da desinformação online no mundo offline