Passar para o conteúdo principal
Navegação principal
Sobre
Recursos
Notícias
Colaborar
Contactos
RECURSOS
Fake news – Não deixamos que nos enganem
01/11/2021
Dinamização de uma ação de sensibilização sobre notícias falsas na escola.
Ecossistema mediático: o que é?
07/09/2021
Ecossistema mediático - vocabulário "media" é um vídeo (1m 15s) dedicado à explicação da expressão "ecossistema mediático". Consiste num excerto do programa da RTP "Nativos Digitais" disponível no sítio da RTPEnsina
Jornalismo e redes sociais
08/09/2021
Excerto (4m 11s) do programa Fronteiras XXI da RTP dedicado à relação entre jornalismo e redes sociais, baseado na análise de Nikky Usher, uma investigadora da Universidade George Washington.
Alguém falou em fake news?
08/09/2021
Excerto do Radar XS (1m 53s), um telejornal para crianças dos 8 aos 12 anos emitido na RTP, que pretende incentivar o pensamento crítico e a cidadania consciente.
Um like que te pode desmanchar o smile
08/09/2021
Reportagem "Linha da Frente - Queimados na Rede" (30m 55s), da RTP, sobre os riscos associados às redes sociais. Disponível na plataforma RTPEnsina.
Fotojornalismo: alterar ou não a imagem
07/09/2021
Vídeo (6m 52s) sobre fotojornalismo e os limites da manipulação da imagem. Retirado do programa "Nativos Digitais", disponível no sítio da RTP Ensina.
Mudar o mundo nas redes sociais
06/09/2021
Atividade para reflexão sobre riscos e oportunidades no uso das redes sociais, identificando usos diferenciados.
Detetar fake news
06/09/2021
Atividade para exploração crítica do conceito de notícias falsas, refletindo sobre o seu impacto e usando estratégias para as identificar.
Encontro com a publicidade – a minha imagem e os media
06/09/2021
Promoção de um debate com o objetivo de levar os alunos a perceberem que as informações pessoais são aquelas que nos permitem diferenciar as pessoas umas das outras.
Uma emergência chamada clima
06/09/2021
Perceber o que são fontes de informação e que a informação é quantificável; Aprender processos aprofundados de pesquisa e de validação de informação para redigir textos com propósito informativo são os objetivos deste plano de atividades.
Avaliar fontes e conteúdos nas redes sociais
07/09/2021
Módulo 6 do manual para educação e formação em jornalismo editado pela UNESCO em 2019 com o título "Jornalismo, Fake News e Desinformação" (páginas 103 a 113), centrado em verificação das redes sociais, designadamente através da avaliação de fontes e de conteúdo visual, cujos autores são Tom Trewinnard e Fergus Bell. A versão em português foi coordenada pela Representação da UNESCO no Brasil
A transformação da indústria de notícias
07/09/2021
Módulo 3 do manual "Jornalismo, Fake News e Desinformação", sob o título "Transformação da indústria de notícias: tecnologia digital, redes sociais e disseminação da informação incorreta e desinformação", da autoria de Julie Posetti. Publicado, em 2019, pela UNESCO (páginas 59 a 73). A edição em português teve a coordenação da Representação da UNESCO no Brasil
Paginação
Página atual
1
Page
2
Próxima página
>
Última página
>>