Passar para o conteúdo principal
Navegação principal
Sobre
Recursos
Notícias
Colaborar
Contactos
RECURSOS
Fake news – Não deixamos que nos enganem
01/11/2021
Dinamização de uma ação de sensibilização sobre notícias falsas na escola.
MILObs
10/09/2021
Sítio online do MILObs - Observatório sobre Media, Informação e Literacia do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho que tem a Literacia Mediática como foco central.
Notícias do mundo
06/09/2021
Atividade para associação de notícias à sua localização geográfica e produção de um recurso multimédia relacionado.
Mudar o mundo nas redes sociais
06/09/2021
Atividade para reflexão sobre riscos e oportunidades no uso das redes sociais, identificando usos diferenciados.
Notícia do dia: será verdade?
06/09/2021
Atividade para abordagem do conceito de notícias falsas e da distinção entre factos e opiniões.
O que traz uma notícia para a 1ª página?
06/09/2021
Atividade para análise de primeiras páginas de jornais e reflexão sobre os critérios de escolha das notícias que nelas constam.
Quem apoia quem na política portuguesa
06/09/2021
O website “Politiquices” é uma ferramenta que permite pesquisar relações de apoio ou oposição entre personalidades e partidos políticos, expressas em títulos de notícias.
Uma emergência chamada clima
06/09/2021
Perceber o que são fontes de informação e que a informação é quantificável; Aprender processos aprofundados de pesquisa e de validação de informação para redigir textos com propósito informativo são os objetivos deste plano de atividades.
Comemorar o direito de ser feliz e contribuir para que…
06/09/2021
Plano de atividades para reflexão sobre os Direitos da Criança e a sua representação nos media. Três sugestões feitas a partir de textos e de uma galeria de fotografias do PÚBLICO.
Quando jornalistas e fontes são alvos
07/09/2021
Módulo 7 do manual de educação e formação em jornalismo editado pela UNESCO em 2019 com o título "Jornalismo, Fake News e Desinformação" (páginas 117 a 128), de Julie Posetti. A versão em português foi coordenada pela Representação da UNESCO no Brasil.
Avaliar fontes e conteúdos nas redes sociais
07/09/2021
Módulo 6 do manual para educação e formação em jornalismo editado pela UNESCO em 2019 com o título "Jornalismo, Fake News e Desinformação" (páginas 103 a 113), centrado em verificação das redes sociais, designadamente através da avaliação de fontes e de conteúdo visual, cujos autores são Tom Trewinnard e Fergus Bell. A versão em português foi coordenada pela Representação da UNESCO no Brasil
Como verificar factos
07/09/2021
Módulo 5 do manual de educação e formação em jornalismo editado pela UNESCO em 2019 com o título "Jornalismo, Fake News e Desinformação" (páginas 87 a 100), por Alexios Mantzarlis. A versão em português teve a coordenação da Representação da UNESCO no Brasil
Paginação
Página atual
1
Page
2
Próxima página
>
Última página
>>