Passar para o conteúdo principal
Navegação principal
Sobre
Recursos
Notícias
Colaborar
Contactos
RECURSOS
Fake news – Não deixamos que nos enganem
01/11/2021
Dinamização de uma ação de sensibilização sobre notícias falsas na escola.
Repórter no Mundo
07/12/2021
Falar de jornalismo e notícias com o REGIÃO DE LEIRIA e um telemóvel.
Lies, Damned Lies & Statistics
08/09/2021
Plano de atividades, disponível no site da EAVI, destinado a habilitar os alunos a interpretar, de forma crítica, gráficos, tabelas e mapas.
Notícias do mundo
06/09/2021
Atividade para associação de notícias à sua localização geográfica e produção de um recurso multimédia relacionado.
Notícia do dia: será verdade?
06/09/2021
Atividade para abordagem do conceito de notícias falsas e da distinção entre factos e opiniões.
O que traz uma notícia para a 1ª página?
06/09/2021
Atividade para análise de primeiras páginas de jornais e reflexão sobre os critérios de escolha das notícias que nelas constam.
Uma emergência chamada clima
06/09/2021
Perceber o que são fontes de informação e que a informação é quantificável; Aprender processos aprofundados de pesquisa e de validação de informação para redigir textos com propósito informativo são os objetivos deste plano de atividades.
Quando jornalistas e fontes são alvos
07/09/2021
Módulo 7 do manual de educação e formação em jornalismo editado pela UNESCO em 2019 com o título "Jornalismo, Fake News e Desinformação" (páginas 117 a 128), de Julie Posetti. A versão em português foi coordenada pela Representação da UNESCO no Brasil.
Como verificar factos
07/09/2021
Módulo 5 do manual de educação e formação em jornalismo editado pela UNESCO em 2019 com o título "Jornalismo, Fake News e Desinformação" (páginas 87 a 100), por Alexios Mantzarlis. A versão em português teve a coordenação da Representação da UNESCO no Brasil
A transformação da indústria de notícias
07/09/2021
Módulo 3 do manual "Jornalismo, Fake News e Desinformação", sob o título "Transformação da indústria de notícias: tecnologia digital, redes sociais e disseminação da informação incorreta e desinformação", da autoria de Julie Posetti. Publicado, em 2019, pela UNESCO (páginas 59 a 73). A edição em português teve a coordenação da Representação da UNESCO no Brasil
Cartoon: ler e desenhar opinião
06/09/2021
Plano de aula para a compreensão do cartoon: as suas caraterísticas, a sua relação com a atualidade e o seu lugar na imprensa. Como motivação e fonte de informação, um texto do PÚBLICO.
Informação incorreta, desinformação e má-informação
07/09/2021
Capítulo de livro "Reflexão sobre a "desordem da Informação": Formatos da informação incorreta, desinformação e má-informação, por Claire Wardle e Hossein Derakhshan", publicado como módulo 2 do manual "Jornalismo, Fake News e Desinformação", publicado Pela UNESCO em 2019, dedicado à reflexão sobre a desordem da Informação e respetivos formatos de informação incorreta, desinformação e má informação (páginas 46 a 57)
Paginação
Página atual
1
Page
2
Próxima página
>
Última página
>>