Passar para o conteúdo principal
Navegação principal
Sobre
Recursos
Notícias
Colaborar
Contactos
RECURSOS
Fake news – Não deixamos que nos enganem
01/11/2021
Dinamização de uma ação de sensibilização sobre notícias falsas na escola.
Repórter no Mundo
07/12/2021
Falar de jornalismo e notícias com o REGIÃO DE LEIRIA e um telemóvel.
Ecossistema mediático: o que é?
07/09/2021
Ecossistema mediático - vocabulário "media" é um vídeo (1m 15s) dedicado à explicação da expressão "ecossistema mediático". Consiste num excerto do programa da RTP "Nativos Digitais" disponível no sítio da RTPEnsina
Um like que te pode desmanchar o smile
08/09/2021
Reportagem "Linha da Frente - Queimados na Rede" (30m 55s), da RTP, sobre os riscos associados às redes sociais. Disponível na plataforma RTPEnsina.
Fotojornalismo: alterar ou não a imagem
07/09/2021
Vídeo (6m 52s) sobre fotojornalismo e os limites da manipulação da imagem. Retirado do programa "Nativos Digitais", disponível no sítio da RTP Ensina.
Avaliar a veracidade de uma notícia
06/09/2021
"Como posso saber se uma notícia é verdadeira" (1m 48s, em português), disponibilizado gratuitamente pelo Centro Nacional de Cibersegurança.
Razões para desconfiar de uma notícia
06/09/2021
Vídeo "Quando devo suspeitar de uma notícia e não ser cúmplice" (1m 23s, em português), disponibilizado gratuitamente pelo Centro Nacional de Cibersegurança.
Validar uma notícia em três passos
06/09/2021
Vídeo "3 questões essenciais para validar uma notícia" (1m 21s, em português), disponibilizado gratuitamente pelo Centro Nacional de Cibersegurança.
Lies, Damned Lies & Statistics
08/09/2021
Plano de atividades, disponível no site da EAVI, destinado a habilitar os alunos a interpretar, de forma crítica, gráficos, tabelas e mapas.
Cyberbullying
06/09/2021
Animação (duração 01:47s) sobre cyberbullying.
Proposta de atividades | Notícias Falsas
06/09/2021
Propostas de atividades para a exploração da temática “Notícias Falsas”.
Detetar fake news
06/09/2021
Atividade para exploração crítica do conceito de notícias falsas, refletindo sobre o seu impacto e usando estratégias para as identificar.
Paginação
Página atual
1
Page
2
Próxima página
>
Última página
>>