Passar para o conteúdo principal
Navegação principal
Sobre
Recursos
Notícias
Colaborar
Contactos
RECURSOS
"The Media Education Manifesto", de David…
14/01/2022
"The Media Education Manifesto" é um livro essencial para todos os que se interessam por educação para os media, não só para os profissionais, mas também para estudantes e pais.
Lies, Damned Lies & Statistics
08/09/2021
Plano de atividades, disponível no site da EAVI, destinado a habilitar os alunos a interpretar, de forma crítica, gráficos, tabelas e mapas.
Workshop "The Media and Me" (parte 1)
08/09/2021
Workshop de uma hora para crianças de 10-11 anos, disponível no site EAVI e destinado a sala de aula centrado na identificação dos vários tipos de media, respetivas finalidades, bem como na reflexão sobre o lugar dos indivíduos e dos grupos no ambiente mediático atual.
Discurso do ódio: o que é e como se combate
06/09/2021
Vídeo (5m 30s) que define discurso do ódio e apresenta várias formas o combater, reforçando o papel que cada pessoa deve ter nessa ação.
Exemplos de discurso do ódio na primeira pessoa
06/09/2021
Vídeo (6m 40s) no qual jovens de diferentes países referem como foram vítimas de discurso do ódio.
Oversharing: Think Before You Post
08/09/2021
Vídeo com música hip-hop original (3m 35s) que aborda a questão do excesso de publicação e/ou partilha nas redes sociais.
Teen Talk on Cyberbullying
08/09/2021
Vídeo (5m14s) no qual quatro adolescentes respondem a questões acerca de cyberbullying
End Sexual Abuse of Children Online
08/09/2021
Conjunto de cinco vídeos (durações entre 5m49s e 5m 40s), cada um definindo o conceito, fazendo o enquadramento e apresentando medidas para lidar com cada uma destas questões.
Trust Me: are you being manipulated?
08/09/2021
Apresentação (1m 47s) do documentário sobre como as pessoas recebem e partilham informação, com exemplos dos efeitos da desinformação online no mundo offline
Are you living an Insta Lie?
08/09/2021
Vídeo (3m 12s) no qual diferentes jovens mentem acerca da sua vida quotidiana, partilhando fotografias nas redes sociais, que não correspondem aos seus reais comportamentos, mas sim às expetativas dos seus amigos.