Passar para o conteúdo principal
Navegação principal
Sobre
Recursos
Notícias
Colaborar
Contactos
RECURSOS
Da notícia à ficção, o poder da manipulação
27/09/2021
Vídeo (1m 42s). Exemplos de como as ferramentas de manipulação da imagem podem tornar tão fácil criar ilusão e confundir verdade com ficção. Sugestões apresentadas pelo formador do Cenjor, Rui Rocha.
Elementos do jornalismo
08/09/2021
"Os elementos do jornalismo" é um extrato (10m 17s) do programa "Nativos Digitais", da RTP, sobre os elementos/princípios considerados essenciais para quem trabalha em informação. Está disponível no sítio da RTPEnsina.
A hora do planeta: todas as horas contam!
06/09/2021
Preparação de uma campanha a desenvolver na escola/ comunidade local que apele à participação no movimento “A Hora do Planeta”.
Organizar e concretizar uma campanha online
06/09/2021
Vídeo (12m 07s) que explica os passos a seguir para organizar e implementar uma campanha online que respeite os Direitos Humanos.
E se te propusermos a construção de um “mensário”?
06/09/2021
Após um ano de pandemia, convidamos Teresa Pombo, professora de português do Ensino Básico, a partilhar connosco uma atividade pensada para os seus alunos a partir de uma capa ilustrada do PÚBLICO.
Criar e partilhar vídeos de qualidade com o smartphone
20/09/2021
Vídeo (2m 33s) com conselhos para criar um vídeo e para o publicar, recorrendo apenas ao telemóvel pessoal. Produzido pelo CENJOR.
Há um antes e um depois do "Comunica"
06/09/2021
O jornal do Agrupamento de Escolas de Freixo, Ponte de Lima, um vencedor em ano de estreia. Põe a tua Escola no Mapa é um programa do PÚBLICO na Escola.
Cartoon: ler e desenhar opinião
06/09/2021
Plano de aula para a compreensão do cartoon: as suas caraterísticas, a sua relação com a atualidade e o seu lugar na imprensa. Como motivação e fonte de informação, um texto do PÚBLICO.
O texto e a ilustração à conversa
06/09/2021
Plano de atividades para um encontro de olhares sobre um acontecimento: o olhar do jornalista, o do ilustrador e o do leitor. Sugestões feitas a partir de uma edição ilustrada do PÚBLICO.