Passar para o conteúdo principal
Navegação principal
Sobre
Recursos
Notícias
Colaborar
Contactos
RECURSOS
MILObs
10/09/2021
Sítio online do MILObs - Observatório sobre Media, Informação e Literacia do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho que tem a Literacia Mediática como foco central.
How can technology enhance participation?
06/09/2021
Plano de atividade (1 página, tempo a definir pelo utilizador) sobre como podem os jovens ter um papel mais ativo na sua formação e como as tecnologias podem apoiá-los.
#EntenderMemeASério
06/09/2021
Reflexão crítica sobre o papel e o impacto dos memes na formação da opinião pública e sobre o sentido das liberdades e das responsabilidades mútuas na era digital, através da problematização de normas e valores implícitos em mensagens difundidas por memes.
Jornalista por um dia
06/09/2021
Atividade para análise e produção de mensagens mediáticas.
Notícias, relações entre pessoas e entidades
06/09/2021
“Desarquivo” é um website que permite pesquisar por entidades (ex. pessoas, organizações e locais) e identificar relações entre elas, a partir das notícias publicadas em jornais online ao longo do tempo.
Quem apoia quem na política portuguesa
06/09/2021
O website “Politiquices” é uma ferramenta que permite pesquisar relações de apoio ou oposição entre personalidades e partidos políticos, expressas em títulos de notícias.
Vamos classificar filmes
06/09/2021
Atividade para familiarização com diferentes critérios de classificação de filmes.
O desafio é: cria as tuas próprias Palavras Cruzadas
06/09/2021
Aprender a criar palavras cruzadas baseadas numa notícia. Uma atividade orientada por Paulo Freixinho, autor das Palavras Cruzadas do PÚBLICO.
Cartoon: ler e desenhar opinião
06/09/2021
Plano de aula para a compreensão do cartoon: as suas caraterísticas, a sua relação com a atualidade e o seu lugar na imprensa. Como motivação e fonte de informação, um texto do PÚBLICO.
O texto e a ilustração à conversa
06/09/2021
Plano de atividades para um encontro de olhares sobre um acontecimento: o olhar do jornalista, o do ilustrador e o do leitor. Sugestões feitas a partir de uma edição ilustrada do PÚBLICO.