Passar para o conteúdo principal
Navegação principal
Sobre
Recursos
Notícias
Colaborar
Contactos
RECURSOS
Notícias do mundo
06/09/2021
Atividade para associação de notícias à sua localização geográfica e produção de um recurso multimédia relacionado.
Apresento me online
06/09/2021
Atividade para reflexão sobre disponibilização de dados pessoais em linha, com vista ao reconhecimento de normas de conduta e segurança na apresentação mediática.
Telejornais: opções
06/09/2021
Atividade para reflexão sobre critérios de transmissão de notícias, permitindo compreender que a transmissão de notícias obedece a critérios definidos.
Notícia do dia: será verdade?
06/09/2021
Atividade para abordagem do conceito de notícias falsas e da distinção entre factos e opiniões.
Tragédia em notícias
06/09/2021
Atividade para análise de notícias sobre uma catástrofe e sobre a forma como as mesmas evoluem ao longo do tempo, através da comparação de notícias sobre um mesmo acontecimento em momentos diferentes. Identificação de diferentes fontes para as notícias.
O que traz uma notícia para a 1ª página?
06/09/2021
Atividade para análise de primeiras páginas de jornais e reflexão sobre os critérios de escolha das notícias que nelas constam.
Vamos falar sobre jogos de computador?
06/09/2021
Atividade para divulgação de aspetos positivos e negativos dos videojogos e estratégias de autorregulação, através da criação de um produto mediático para sistematização das conclusões de um debate e da dinamização um encontro com os pais.
Adoro jogar!
06/09/2021
Atividade para reflexão sobre aspetos positivos e negativos dos videojogos, através da análise dos próprios hábitos de consumidor de videojogos e da compreensão das características dos videojogos, com vista à boa gestão do tempo de jogo.
Quando jornalistas e fontes são alvos
07/09/2021
Módulo 7 do manual de educação e formação em jornalismo editado pela UNESCO em 2019 com o título "Jornalismo, Fake News e Desinformação" (páginas 117 a 128), de Julie Posetti. A versão em português foi coordenada pela Representação da UNESCO no Brasil.
Como verificar factos
07/09/2021
Módulo 5 do manual de educação e formação em jornalismo editado pela UNESCO em 2019 com o título "Jornalismo, Fake News e Desinformação" (páginas 87 a 100), por Alexios Mantzarlis. A versão em português teve a coordenação da Representação da UNESCO no Brasil
Cartoon: ler e desenhar opinião
06/09/2021
Plano de aula para a compreensão do cartoon: as suas caraterísticas, a sua relação com a atualidade e o seu lugar na imprensa. Como motivação e fonte de informação, um texto do PÚBLICO.
O texto e a ilustração à conversa
06/09/2021
Plano de atividades para um encontro de olhares sobre um acontecimento: o olhar do jornalista, o do ilustrador e o do leitor. Sugestões feitas a partir de uma edição ilustrada do PÚBLICO.
Paginação
Página atual
1
Page
2
Próxima página
>
Última página
>>