Passar para o conteúdo principal
Navegação principal
Sobre
Recursos
Notícias
Colaborar
Contactos
RECURSOS
Biblioteca escolar digital: tutoriais
31/10/2021
Página que colige um conjunto de tutoriais sobre literacia de informação e media.
Manual de instruções para a literacia digital
31/10/2021
Portal que visa desenvolver as competências dos jovens dos 14 aos 18 anos nos domínios da leitura, dos media e da cidadania digitais.
Repórter no Mundo
07/12/2021
Falar de jornalismo e notícias com o REGIÃO DE LEIRIA e um telemóvel.
MILObs
10/09/2021
Sítio online do MILObs - Observatório sobre Media, Informação e Literacia do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho que tem a Literacia Mediática como foco central.
“Get Your Facts Straight!”
08/09/2021
Programa/curso de formação sobre desinformação e negócio dos media, com um total de 15 horas (5 horas para jovens, 5 para adultos e 5 para seniores), coordenado pela All Digital de que a EAVI é parceira especialista.
Fake news/ notícias falsas
06/09/2021
Atividade de estudo e compreensão do fenómeno das notícias falsas para conhecimento do conceito, compreensão do seu efeito e utilização de estratégias para identificação.
Notícia do dia: será verdade?
06/09/2021
Atividade para abordagem do conceito de notícias falsas e da distinção entre factos e opiniões.
Detetar fake news
06/09/2021
Atividade para exploração crítica do conceito de notícias falsas, refletindo sobre o seu impacto e usando estratégias para as identificar.
Notícias, relações entre pessoas e entidades
06/09/2021
“Desarquivo” é um website que permite pesquisar por entidades (ex. pessoas, organizações e locais) e identificar relações entre elas, a partir das notícias publicadas em jornais online ao longo do tempo.
Quem apoia quem na política portuguesa
06/09/2021
O website “Politiquices” é uma ferramenta que permite pesquisar relações de apoio ou oposição entre personalidades e partidos políticos, expressas em títulos de notícias.
Quando jornalistas e fontes são alvos
07/09/2021
Módulo 7 do manual de educação e formação em jornalismo editado pela UNESCO em 2019 com o título "Jornalismo, Fake News e Desinformação" (páginas 117 a 128), de Julie Posetti. A versão em português foi coordenada pela Representação da UNESCO no Brasil.
Avaliar fontes e conteúdos nas redes sociais
07/09/2021
Módulo 6 do manual para educação e formação em jornalismo editado pela UNESCO em 2019 com o título "Jornalismo, Fake News e Desinformação" (páginas 103 a 113), centrado em verificação das redes sociais, designadamente através da avaliação de fontes e de conteúdo visual, cujos autores são Tom Trewinnard e Fergus Bell. A versão em português foi coordenada pela Representação da UNESCO no Brasil
Paginação
Página atual
1
Page
2
Próxima página
>
Última página
>>