Passar para o conteúdo principal
Navegação principal
Sobre
Recursos
Notícias
Colaborar
Contactos
RECURSOS
O poder de aprimorar a história
31/10/2021
Identificação do assunto, tema e personagens de um filme.
SPEAKING OUT - What about our views?
06/09/2021
Plano de atividade (1 página, tempo a definir pelo utilizador) sobre o direito à Liberdade de expressão na era digital, com foco nos jovens.
NEW OPPORTUNITIES - A chance to try something new
06/09/2021
Plano de atividade (1 página, tempo a definir pelo utilizador) sobre como pode a tecnologia ajudar os jovens a preservar os seus interesses e experimentar outros novos, em tempos de crise.
#EntenderMemeASério
06/09/2021
Reflexão crítica sobre o papel e o impacto dos memes na formação da opinião pública e sobre o sentido das liberdades e das responsabilidades mútuas na era digital, através da problematização de normas e valores implícitos em mensagens difundidas por memes.
Mudar o mundo nas redes sociais
06/09/2021
Atividade para reflexão sobre riscos e oportunidades no uso das redes sociais, identificando usos diferenciados.
Juntos contra o risco
06/09/2021
Atividade para reflexão sobre a segurança na Internet com recurso às tiras de BD da Seguranet.
Jornalista por um dia
06/09/2021
Atividade para análise e produção de mensagens mediáticas.
Adoro jogar!
06/09/2021
Atividade para reflexão sobre aspetos positivos e negativos dos videojogos, através da análise dos próprios hábitos de consumidor de videojogos e da compreensão das características dos videojogos, com vista à boa gestão do tempo de jogo.
Avaliar fontes e conteúdos nas redes sociais
07/09/2021
Módulo 6 do manual para educação e formação em jornalismo editado pela UNESCO em 2019 com o título "Jornalismo, Fake News e Desinformação" (páginas 103 a 113), centrado em verificação das redes sociais, designadamente através da avaliação de fontes e de conteúdo visual, cujos autores são Tom Trewinnard e Fergus Bell. A versão em português foi coordenada pela Representação da UNESCO no Brasil
A transformação da indústria de notícias
07/09/2021
Módulo 3 do manual "Jornalismo, Fake News e Desinformação", sob o título "Transformação da indústria de notícias: tecnologia digital, redes sociais e disseminação da informação incorreta e desinformação", da autoria de Julie Posetti. Publicado, em 2019, pela UNESCO (páginas 59 a 73). A edição em português teve a coordenação da Representação da UNESCO no Brasil
A voz dos mais novos nos media
06/09/2021
Sequência de atividades a partir de uma reportagem do PÚBLICO e de mais recursos, que pode ser realizada dentro e fora da sala de aula, em registo de interdisciplinaridade e com envolvimento da biblioteca escolar.
Levar os Media para a Escola
06/09/2021
Publicação com atividades, glossário (com termos relevantes para as atividades) e recursos sobre transliteracia, para os diferentes níveis de escolaridade, desde o 2º ciclo ao secundário.
Paginação
Página atual
1
Page
2
Próxima página
>
Última página
>>