Passar para o conteúdo principal
Navegação principal
Sobre
Recursos
Notícias
Colaborar
Contactos
RECURSOS
"Beyond Fake News" - 10 types of misleading news
07/09/2021
Infografia disponível no site EAVI e que contém informação sistematizada em 10 itens sobre as diferentes causas/motivações que podem estar para além das notícias.
“Get Your Facts Straight!”
08/09/2021
Programa/curso de formação sobre desinformação e negócio dos media, com um total de 15 horas (5 horas para jovens, 5 para adultos e 5 para seniores), coordenado pela All Digital de que a EAVI é parceira especialista.
Active Citizenship and the Media
08/09/2021
Workshop sobre formas adequadas de participação em processos democráticos através dos media e sobre formas de reconhecer notícias falsas. Propõe uma atividade de uma hora em sala de aula. Disponível no site EAVI destinado a crianças dos 10-11 anos
NEW OPPORTUNITIES - A chance to try something new
06/09/2021
Plano de atividade (1 página, tempo a definir pelo utilizador) sobre como pode a tecnologia ajudar os jovens a preservar os seus interesses e experimentar outros novos, em tempos de crise.
Mensagens áudio contra a infodemia
06/09/2021
Conjunto de nove mensagens áudio (duração entre 29s e 45s) produzidas pela UNESCO, em várias línguas, incluindo o português, as quais se destinam a ser disseminadas através de estações de rádio de todo o mundo, com o objetivo de combater a infodemia, ou seja, a pandemia da desinformação.
The Agenda Setting Function Theory
06/09/2021
Vídeo (2m 20s) em que Brett Lamb, professor australiano especialista em Educação para os Média, explica a teoria segundo a qual os media assumem a função de influenciar a agenda pública, destacando determinados assuntos em detrimento de outros.
Trust Me: are you being manipulated?
08/09/2021
Apresentação (1m 47s) do documentário sobre como as pessoas recebem e partilham informação, com exemplos dos efeitos da desinformação online no mundo offline
Are you living an Insta Lie?
08/09/2021
Vídeo (3m 12s) no qual diferentes jovens mentem acerca da sua vida quotidiana, partilhando fotografias nas redes sociais, que não correspondem aos seus reais comportamentos, mas sim às expetativas dos seus amigos.