Passar para o conteúdo principal
Navegação principal
Sobre
Recursos
Notícias
Colaborar
Contactos
RECURSOS
Critical Thinking Tools : “O que são notícias falsas?”
18/01/2022
Vídeo com a duração de 3’ 26” intitulado “O que são notícias falsas?”
O papel dos provedores nos media
08/09/2021
"Provedores, uma ponte entre consumidores e profissionais" é uma reportagem (6m 09s) sobre o papel dos provedores dos órgãos de comunicação social, baseada em depoimentos de personalidades que já exerceram essa missão. Emitida no programa da RTP "Nativos Digitais", está disponível no sítio da RTPEnsina.
O que é a ERC?
08/09/2021
Excerto (3m 01s) do programa da RTP "Nativos Digitais" sobre a criação e missão da ERC - Entidade Reguladora para a Comunicação Social.
Verdade, mentira e manipulação na internet
08/09/2021
Excerto (5m 54s) do Programa Fronteiras XXI, da RTP, sobre os níveis de manipulação e de sofisticação que a utilização de tecnologia permite na alteração dos discursos em video.
Alguém falou em fake news?
08/09/2021
Excerto do Radar XS (1m 53s), um telejornal para crianças dos 8 aos 12 anos emitido na RTP, que pretende incentivar o pensamento crítico e a cidadania consciente.
Fotojornalismo: alterar ou não a imagem
07/09/2021
Vídeo (6m 52s) sobre fotojornalismo e os limites da manipulação da imagem. Retirado do programa "Nativos Digitais", disponível no sítio da RTP Ensina.
Regulação na Comunicação Social
07/09/2021
"A Regulação na Comunicação Social" é um vídeo (1m 24s) sobre os mecanismos de regulação e de autorregulação existentes em Portugal em matéria de comunicação social. Corresponde a um excerto do programa "Nativos Digitais" disponível no sítio da RTP Ensina
Quando jornalistas e fontes são alvos
07/09/2021
Módulo 7 do manual de educação e formação em jornalismo editado pela UNESCO em 2019 com o título "Jornalismo, Fake News e Desinformação" (páginas 117 a 128), de Julie Posetti. A versão em português foi coordenada pela Representação da UNESCO no Brasil.
Avaliar fontes e conteúdos nas redes sociais
07/09/2021
Módulo 6 do manual para educação e formação em jornalismo editado pela UNESCO em 2019 com o título "Jornalismo, Fake News e Desinformação" (páginas 103 a 113), centrado em verificação das redes sociais, designadamente através da avaliação de fontes e de conteúdo visual, cujos autores são Tom Trewinnard e Fergus Bell. A versão em português foi coordenada pela Representação da UNESCO no Brasil
Como verificar factos
07/09/2021
Módulo 5 do manual de educação e formação em jornalismo editado pela UNESCO em 2019 com o título "Jornalismo, Fake News e Desinformação" (páginas 87 a 100), por Alexios Mantzarlis. A versão em português teve a coordenação da Representação da UNESCO no Brasil
Literacia mediática contra a desinformação
07/09/2021
Módulo 4 do manual "Jornalismo, fake news e desinformação" editado pela UNESCO em 2019 (páginas 75 a 85), intitulado "Combate à desinformação e à informação incorreta por meio da alfabetização midiática e informacional (AMI)", por Magda Abu-Fadil. A edição em português foi coordenada pela Representação da UNESCO no Brasil
A transformação da indústria de notícias
07/09/2021
Módulo 3 do manual "Jornalismo, Fake News e Desinformação", sob o título "Transformação da indústria de notícias: tecnologia digital, redes sociais e disseminação da informação incorreta e desinformação", da autoria de Julie Posetti. Publicado, em 2019, pela UNESCO (páginas 59 a 73). A edição em português teve a coordenação da Representação da UNESCO no Brasil
Paginação
Página atual
1
Page
2
Próxima página
>
Última página
>>