Passar para o conteúdo principal
Navegação principal
Sobre
Recursos
Notícias
Colaborar
Contactos
RECURSOS
Critical Thinking Tools : “O que são notícias falsas?”
18/01/2022
Vídeo com a duração de 3’ 26” intitulado “O que são notícias falsas?”
Jovem atriz destaca a literacia mediática na proteção…
06/09/2021
No contexto da operação "7 dias com os Media 2020 - edição sem sair de casa", a jovem atriz Beatriz Frazão aceitou ser uma das vozes da iniciativa. Num breve vídeo (de cerca de minuto e meio), com um discurso que facilmente pode ser entendido pelos mais novos, fala da sua relação com o digital, dos benefícios e riscos da internet e dá exemplos do que significa «ter um grau elevado de literacia para os media».
Educação e media
20/09/2021
"A importância da educação para os media" é excerto (5m 42s) do programa da RTP "Nativos Digitais" que aborda a relevância do ensino e da compreensão do universo mediático. Está disponível no sítio da RTPEnsina.
Verdade, mentira e manipulação na internet
08/09/2021
Excerto (5m 54s) do Programa Fronteiras XXI, da RTP, sobre os níveis de manipulação e de sofisticação que a utilização de tecnologia permite na alteração dos discursos em video.
Alguém falou em fake news?
08/09/2021
Excerto do Radar XS (1m 53s), um telejornal para crianças dos 8 aos 12 anos emitido na RTP, que pretende incentivar o pensamento crítico e a cidadania consciente.
Fotojornalismo: alterar ou não a imagem
07/09/2021
Vídeo (6m 52s) sobre fotojornalismo e os limites da manipulação da imagem. Retirado do programa "Nativos Digitais", disponível no sítio da RTP Ensina.
Quando jornalistas e fontes são alvos
07/09/2021
Módulo 7 do manual de educação e formação em jornalismo editado pela UNESCO em 2019 com o título "Jornalismo, Fake News e Desinformação" (páginas 117 a 128), de Julie Posetti. A versão em português foi coordenada pela Representação da UNESCO no Brasil.
Avaliar fontes e conteúdos nas redes sociais
07/09/2021
Módulo 6 do manual para educação e formação em jornalismo editado pela UNESCO em 2019 com o título "Jornalismo, Fake News e Desinformação" (páginas 103 a 113), centrado em verificação das redes sociais, designadamente através da avaliação de fontes e de conteúdo visual, cujos autores são Tom Trewinnard e Fergus Bell. A versão em português foi coordenada pela Representação da UNESCO no Brasil
Como verificar factos
07/09/2021
Módulo 5 do manual de educação e formação em jornalismo editado pela UNESCO em 2019 com o título "Jornalismo, Fake News e Desinformação" (páginas 87 a 100), por Alexios Mantzarlis. A versão em português teve a coordenação da Representação da UNESCO no Brasil
Literacia mediática contra a desinformação
07/09/2021
Módulo 4 do manual "Jornalismo, fake news e desinformação" editado pela UNESCO em 2019 (páginas 75 a 85), intitulado "Combate à desinformação e à informação incorreta por meio da alfabetização midiática e informacional (AMI)", por Magda Abu-Fadil. A edição em português foi coordenada pela Representação da UNESCO no Brasil
A transformação da indústria de notícias
07/09/2021
Módulo 3 do manual "Jornalismo, Fake News e Desinformação", sob o título "Transformação da indústria de notícias: tecnologia digital, redes sociais e disseminação da informação incorreta e desinformação", da autoria de Julie Posetti. Publicado, em 2019, pela UNESCO (páginas 59 a 73). A edição em português teve a coordenação da Representação da UNESCO no Brasil
Informação incorreta, desinformação e má-informação
07/09/2021
Capítulo de livro "Reflexão sobre a "desordem da Informação": Formatos da informação incorreta, desinformação e má-informação, por Claire Wardle e Hossein Derakhshan", publicado como módulo 2 do manual "Jornalismo, Fake News e Desinformação", publicado Pela UNESCO em 2019, dedicado à reflexão sobre a desordem da Informação e respetivos formatos de informação incorreta, desinformação e má informação (páginas 46 a 57)
Paginação
Página atual
1
Page
2
Próxima página
>
Última página
>>