Passar para o conteúdo principal
Navegação principal
Sobre
Recursos
Notícias
Colaborar
Contactos
RECURSOS
MILObs
10/09/2021
Sítio online do MILObs - Observatório sobre Media, Informação e Literacia do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho que tem a Literacia Mediática como foco central.
Notícias do mundo
06/09/2021
Atividade para associação de notícias à sua localização geográfica e produção de um recurso multimédia relacionado.
#EntenderMemeASério
06/09/2021
Reflexão crítica sobre o papel e o impacto dos memes na formação da opinião pública e sobre o sentido das liberdades e das responsabilidades mútuas na era digital, através da problematização de normas e valores implícitos em mensagens difundidas por memes.
Telejornais: opções
06/09/2021
Atividade para reflexão sobre critérios de transmissão de notícias, permitindo compreender que a transmissão de notícias obedece a critérios definidos.
Tragédia em notícias
06/09/2021
Atividade para análise de notícias sobre uma catástrofe e sobre a forma como as mesmas evoluem ao longo do tempo, através da comparação de notícias sobre um mesmo acontecimento em momentos diferentes. Identificação de diferentes fontes para as notícias.
Censos Borboletas de Portugal? Sim, existe. E tu podes…
06/09/2021
Uma infografia, um vídeo explicativo, um manual e um guia são aqui disponibilizados para apoio na realização da atividade. Explorar as caraterísticas e potencialidades deste material, assim como estimular a participação dos alunos nas questões ambientais são os principais objetivos da propostas.
Cartoon: ler e desenhar opinião
06/09/2021
Plano de aula para a compreensão do cartoon: as suas caraterísticas, a sua relação com a atualidade e o seu lugar na imprensa. Como motivação e fonte de informação, um texto do PÚBLICO.
O que fazem as crianças com os media em casa?
06/09/2021
Plano de atividade para os diferentes níveis de escolaridade, desde o pré-escolar ao 2º ciclo.
Digital News Report 2020
06/09/2021
O Digital News Report 2020 é o maior inquérito mundial ao consumo de notícias e conteúdos informativos em formato digital, dando conta dos hábitos de consumo de notícias de mais de 80.000 indivíduos em mais de 40 países.