Passar para o conteúdo principal
Navegação principal
Sobre
Recursos
Notícias
Colaborar
Contactos
RECURSOS
Decoding Images
08/09/2021
Workshop sobre publicidade e técnicas de reconhecimento de imagens alteradas / aprimoradas / enganosas. Com a duração de uma hora,destina-se a ambiente de sala de aula.
Proposta de atividades | Notícias Falsas
06/09/2021
Propostas de atividades para a exploração da temática “Notícias Falsas”.
Viver a crer: histórias visuais
06/09/2021
Atividade para análise de um vídeo e produção de outro vídeo, visando aumentar o interesse e o conhecimento dos alunos sobre o processo de desenvolvimento e produção de filmes.
Tragédia em notícias
06/09/2021
Atividade para análise de notícias sobre uma catástrofe e sobre a forma como as mesmas evoluem ao longo do tempo, através da comparação de notícias sobre um mesmo acontecimento em momentos diferentes. Identificação de diferentes fontes para as notícias.
Como se constrói uma notícia?
06/09/2021
Planificação de atividade de análise de notícias para compreender as suas regras de construção.
Títulos que convidam à leitura
06/09/2021
Uma oficina de escrita criativa que tem como mote títulos e notícias do PÚBLICO.
E se te propusermos a construção de um “mensário”?
06/09/2021
Após um ano de pandemia, convidamos Teresa Pombo, professora de português do Ensino Básico, a partilhar connosco uma atividade pensada para os seus alunos a partir de uma capa ilustrada do PÚBLICO.
O desafio é: cria as tuas próprias Palavras Cruzadas
06/09/2021
Aprender a criar palavras cruzadas baseadas numa notícia. Uma atividade orientada por Paulo Freixinho, autor das Palavras Cruzadas do PÚBLICO.
Comemorar o direito de ser feliz e contribuir para que…
06/09/2021
Plano de atividades para reflexão sobre os Direitos da Criança e a sua representação nos media. Três sugestões feitas a partir de textos e de uma galeria de fotografias do PÚBLICO.
Aprender a linguagem dos anúncios televisivos
06/09/2021
Atividade que visa desenvolver competências de análise das imagens dos anúncios televisivos (duração: 115 minutos) com foco na identificação dos componentes de um anúncio e a planificação da construção de outro.