Passar para o conteúdo principal
Navegação principal
Sobre
Recursos
Notícias
Colaborar
Contactos
RECURSOS
Projeto ySKILLS- Resultados da 1ª série do questionário (…
16/02/2022
Primeiro relatório nacional do questionário longitudinal do projeto ySKILLS sobre competências digitais, elaborado sob a coordenação da Prof.ª Cristina Ponte.
Dependência virtual
07/09/2021
Reportagem da RTP (7m 05s), sobre as grandes perturbações que podem advir da dependência virtual. Disponível no sítio da RTP Ensina
O papel dos provedores nos media
08/09/2021
"Provedores, uma ponte entre consumidores e profissionais" é uma reportagem (6m 09s) sobre o papel dos provedores dos órgãos de comunicação social, baseada em depoimentos de personalidades que já exerceram essa missão. Emitida no programa da RTP "Nativos Digitais", está disponível no sítio da RTPEnsina.
O poder da Imprensa
08/09/2021
"Qual é o poder da imprensa?" é o título de uma reportagem (2m 47s) exibida no programa Fronteiras XXI, da RTP, que está disponível no sítio da RTPEnsina. Aborda o impacto dos motores de busca e das redes sociais na produção noticiosa
Jornalismo e redes sociais
08/09/2021
Excerto (4m 11s) do programa Fronteiras XXI da RTP dedicado à relação entre jornalismo e redes sociais, baseado na análise de Nikky Usher, uma investigadora da Universidade George Washington.
Redes sociais, algoritmos e bolhas
06/09/2021
Vídeo "Redes sociais, algoritmos e o perigo das bolhas" (1m 09s), disponibilizado pelo Centro Nacional de Cibersegurança.
Redes sociais: evitar mal-entendidos
06/09/2021
Vídeo "Comunicar em redes sociais sem mal entendidos" (0m 43s), disponibilizado pelo Centro Nacional de Cibersegurança.
Avaliar fontes e conteúdos nas redes sociais
07/09/2021
Módulo 6 do manual para educação e formação em jornalismo editado pela UNESCO em 2019 com o título "Jornalismo, Fake News e Desinformação" (páginas 103 a 113), centrado em verificação das redes sociais, designadamente através da avaliação de fontes e de conteúdo visual, cujos autores são Tom Trewinnard e Fergus Bell. A versão em português foi coordenada pela Representação da UNESCO no Brasil
A transformação da indústria de notícias
07/09/2021
Módulo 3 do manual "Jornalismo, Fake News e Desinformação", sob o título "Transformação da indústria de notícias: tecnologia digital, redes sociais e disseminação da informação incorreta e desinformação", da autoria de Julie Posetti. Publicado, em 2019, pela UNESCO (páginas 59 a 73). A edição em português teve a coordenação da Representação da UNESCO no Brasil
Há um antes e um depois do "Comunica"
06/09/2021
O jornal do Agrupamento de Escolas de Freixo, Ponte de Lima, um vencedor em ano de estreia. Põe a tua Escola no Mapa é um programa do PÚBLICO na Escola.
Um jornal de olhos postos na cidade e no mundo
06/09/2021
O "Mar da Palha", do Agrupamento de Escolas Emídio Navarro, Almada, faz questão de ser um instrumento cívico, aberto à diversidade de vozes. Põe a tua Escola no Mapa, um programa do PÚBLICO na Escola.
De boletim a jornal online
06/09/2021
O "Outra Presença", jornal do Agrupamento de Escolas Abade de Baçal, em Bragança, partilha a experiência do seu clube de jornalismo. Põe a tua Escola no Mapa é um programa do PÚBLICO na Escola.
Paginação
Página atual
1
Page
2
Próxima página
>
Última página
>>