Passar para o conteúdo principal
Navegação principal
Sobre
Recursos
Notícias
Colaborar
Contactos
RECURSOS
Projeto ySKILLS- Resultados da 1ª série do questionário (…
16/02/2022
Primeiro relatório nacional do questionário longitudinal do projeto ySKILLS sobre competências digitais, elaborado sob a coordenação da Prof.ª Cristina Ponte.
Dependência virtual
07/09/2021
Reportagem da RTP (7m 05s), sobre as grandes perturbações que podem advir da dependência virtual. Disponível no sítio da RTP Ensina
Os princípios do jornalismo
07/09/2021
"Os princípios do jornalismo" é um vídeo (4m 05s) retirado do programa da RTP "Nativos Digitais" dedicado aos princípios, direitos e deveres do Jornalismo e dos cidadãos. Está disponível no sítio da RTPEnsina.
Selecionar notícias para um telejornal
08/09/2021
"Alinhamento dos telejornais" é um extrato (9m 44s) do programa "Nativos Digitais", da RTP, sobre os critérios de ordenamento das notícias num telejornal. Está disponível no sítio da RTPEnsina.
Elementos do jornalismo
08/09/2021
"Os elementos do jornalismo" é um extrato (10m 17s) do programa "Nativos Digitais", da RTP, sobre os elementos/princípios considerados essenciais para quem trabalha em informação. Está disponível no sítio da RTPEnsina.
Jornalismo e redes sociais
08/09/2021
Excerto (4m 11s) do programa Fronteiras XXI da RTP dedicado à relação entre jornalismo e redes sociais, baseado na análise de Nikky Usher, uma investigadora da Universidade George Washington.
Redes sociais, algoritmos e bolhas
06/09/2021
Vídeo "Redes sociais, algoritmos e o perigo das bolhas" (1m 09s), disponibilizado pelo Centro Nacional de Cibersegurança.
Redes sociais: evitar mal-entendidos
06/09/2021
Vídeo "Comunicar em redes sociais sem mal entendidos" (0m 43s), disponibilizado pelo Centro Nacional de Cibersegurança.
Quem regula os jornalistas
06/09/2021
Vídeo "E quem controla os jornalistas" (2m 04s, em português), disponibilizado gratuitamente pelo Centro Nacional de Cibersegurança.
The Agenda Setting Function Theory
06/09/2021
Vídeo (2m 20s) em que Brett Lamb, professor australiano especialista em Educação para os Média, explica a teoria segundo a qual os media assumem a função de influenciar a agenda pública, destacando determinados assuntos em detrimento de outros.
Avaliar fontes e conteúdos nas redes sociais
07/09/2021
Módulo 6 do manual para educação e formação em jornalismo editado pela UNESCO em 2019 com o título "Jornalismo, Fake News e Desinformação" (páginas 103 a 113), centrado em verificação das redes sociais, designadamente através da avaliação de fontes e de conteúdo visual, cujos autores são Tom Trewinnard e Fergus Bell. A versão em português foi coordenada pela Representação da UNESCO no Brasil
A transformação da indústria de notícias
07/09/2021
Módulo 3 do manual "Jornalismo, Fake News e Desinformação", sob o título "Transformação da indústria de notícias: tecnologia digital, redes sociais e disseminação da informação incorreta e desinformação", da autoria de Julie Posetti. Publicado, em 2019, pela UNESCO (páginas 59 a 73). A edição em português teve a coordenação da Representação da UNESCO no Brasil
Paginação
Página atual
1
Page
2
Próxima página
>
Última página
>>