A mecânica também conta
Atividade para compreensão do funcionamento dos efeitos visuais na realização de um filme e incentivo ao pensamento crítico sobre o assunto.
Partindo-se da apresentação de trailer(s) de filmes e da apresentação (pelo professor de física e química) de diferentes conceitos associados a efeitos físicos (forças, movimentos, …), identificam-se os mesmos em cenas do(s) trailer(s) selecionado(s)
Posteriormente, organizados em grupo, os alunos tentam identificar quais dos efeitos, explicados pelo(a) professor(a), podem ter sido usados em cena(s) de outros trailers disponibilizados; apresentam as suas conclusões e discutem as razões das suas escolhas. Posteriormente produzem infográficos interativos, estabelecendo relações entre os conceitos aprendidos e as imagens observadas nos trailers, explicando detalhes com base em leis e modelos da física.
Além da planificação detalhada dos vários momentos, inclui acesso a sugestões de vídeos disponíveis na plataforma Youtube e de ferramentas para criação de infográficos interativos.
Proposta de atividade apresentada pela Rede de Bibliotecas Escolares.