Atividades

Eu domino o jogo?

Atividade para reflexão sobre aspetos positivos e negativos dos videojogos, através da análise dos próprios hábitos de consumidor de videojogos e da compreensão das características dos videojogos, com vista à boa gestão do tempo de jogo.

Breve levantamento das atividades que os alunos gostam de fazer nos seus tempos livres, Conversa com os alunos que preferem jogar com vista à identificação das causas deste gosto.

Divisão a turma em dois grupos, cada um dos quais irá defender, em role-playing, uma das seguintes posições: Os videojogos são tão divertidos que devemos jogar sempre que nos apetece | Os videojogos são prejudiciais, porque nos tiram tempo para fazer outras atividades interessantes. Subsequente organização de um debate, levando à compreensão dos aspetos positivos e negativos dos videojogos.
Posteriormente, discutir e registar estratégias para evitar o excesso de tempo passado a jogar.

Disponibiliza-se a planificação detalhada dos vários momentos.
Proposta de atividade apresentada pela Rede de Bibliotecas Escolares.
 

04/07/2021
Língua
Português
Área
Comunicação, entretenimento e informação
Consumo informado
Identidade e bem-estar
Nível de escolaridade
2.º Ciclo
Etiqueta(s)
Riscos
Segurança
Tipos de media