Levar o jornal para a sala de aula é meio caminho andado para uma “cidadania activa”

10/11/2021
O jornalismo como ferramenta para o exercício da cidadania e como recurso pedagógico foi tema da ação de formação dirigida a professores

“O jornal como recurso pedagógico” foi o tema de uma ação de formação destinada a professores que teve lugar, no dia 4 de novembro, numa parceria do PÚBLICO na Escola com o Plano Nacional das Artes (PNA). “Produzir e consumir media na escola. Ferramentas para fazer um jornal escolar. Aprender com o PÚBLICO na sala de aula. O jornalismo como recurso para a cidadania. De tudo isto se fala neste encontro” — lê-se na sinopse de apresentação da iniciativa, transmitida em direto e disponível no canal de YouTube da DGEstE (Direção-Geral de Estabelecimentos Escolares) e na plataforma Ao Vivo do PÚBLICO.

No final da sessão, foi ainda apresentado o concurso “Vamos fazer um plano”, uma iniciativa conjunta do PNA e do PÚBLICO na Escola que desafia os alunos do 3.º ciclo e do ensino secundário a preparar uma trabalho pensado para ocupar duas páginas de jornal.

O evento contou com a presença do Secretário de Estado Adjunto e da Educação, João Costa, e do Secretário de Estado do Cinema Audiovisual e Media, Nuno Artur Silva.

O Jornal como recurso pedagógico - dia 4 de novembro de 2021