Lançamento da Operação 7 Dias com os Media 2024

18/01/2024
Lançamento da Operação 7 Dias com os Media 2024

O evento de lançamento da Operação “7 Dias com os Media 2024” vai realizar-se no auditório da Biblioteca Orlando Ribeiro, em Lisboa (Telheiras), no dia 23 de janeiro, entre as 14h30 e as 17h00. Esta iniciativa é promovida pelo Grupo Informal sobre Literacia Mediática (GILM), do qual a DGE faz parte.

Enquadrada no âmbito da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, domínio dos media, esta iniciativa, que desde 2013 se estabelece como a semana portuguesa dedicada à promoção da educação para os media e da literacia mediática, celebra-se anualmente de 3 a 9 de maio, com início no Dia Mundial da Liberdade de Imprensa. A 12.ª edição desta Operação promovida pelo GILM, elege como tema central “Discursos de ódio PAZ em tempos de guerra”.

Neste evento de lançamento, serão apresentados dados relevantes sobre os discursos de ódio em Portugal. Esta apresentação servirá como ponto de partida para um debate alargado sobre a problemática e as possíveis soluções para enfrentá-la, moderado pelo jornalista Francisco Sena Santos. Os participantes que se juntam na mesa-redonda são António Mateus, jornalista da RTP; Maria Inácia Rezola, Comissária Executiva da Comissão Comemorativa 50 Anos 25 de Abril; Marisa Torres da Silva, Professora da FCSH / Universidade Nova; uma jogadora de futebol da Seleção Nacional e um representante da Linha Internet Segura.

Durante esta mesa-redonda, que promove um diálogo aberto e construtivo, a audiência terá a oportunidade de interagir diretamente com os convidados, participando ativamente através de perguntas e comentários.

Desafiamos a comunidade educativa para que num espaço de aula possa assistir e desenvolver diferentes abordagens sobre a temática.

Transmissão online no canal Youtube do GILM, sem necessidade de inscrição. [Link para https://www.youtube.com/@gilm_pt]

Para informação mais alargada aceda à nota de imprensa 

Programa

Programa