JN TAG

30/11/2021
Inscrições aqui

Sabes o que são “fake news”? Este termo em inglês, que ultimamente tem sido muito utilizado, remete-nos para o universo das notícias falsas, ou desinformação.

E sabes como deves selecionar a informação adequada? Em vez de apenas consultares as redes sociais, onde nem sempre o que se publica é verdade, deves procurar as notícias escritas por jornalistas.

Estas e outras questões sobre o jornalismo e as publicações online são abordadas por uma equipa que o JN leva às escolas, com o intuito de alertar os mais novos para os perigos da desinformação. Uma professora e uma jornalista conversam com os alunos sobre a importância dos meios de comunicação social na formação de uma sociedade mais informada e mais ativa.

Um dia, quando fores mais velho, vais escolher a faculdade em que queres estudar e vais ter uma profissão. Também vais poder exercer o teu direito de voto, que é a expressão mais importante da democracia participativa.

Por outro lado, o JN também gosta de explicar às crianças e aos jovens como é que o jornal é feito todos os dias da semana. Para isso, temos um vídeo para mostrar, com depoimentos dos vários profissionais envolvidos.

Todas estas iniciativas nascem de um protocolo de colaboração com o Ministério da Educação, que prevê ainda sessões de leituras acompanhadas, para que fiques a saber tudo sobre a atualidade e sobre os diversos géneros jornalísticos.

Não menos importante do que tudo isto é que, além de poderes ser parte ativa nestes encontros, também poderás produzir conteúdos pedagógicos para partilhar online, através do JN TAG.

As inscrições devem ser feitas pelo email jntag@jn.pt.